Governança e os desafios da Resolução CMN nº 4.966
- Axius Consultoria

- 31 de ago.
- 1 min de leitura
A contabilidade das instituições financeiras no Brasil está passando por uma transformação significativa com a entrada em vigor da Resolução CMN nº 4.966, a partir de 1º de janeiro de 2025. Essa norma incorpora os princípios do IFRS 9 – Instrumentos Financeiros, trazendo novos desafios para bancos e demais entidades supervisionadas pelo Banco Central.
O estudo elaborado por Jaime Massaharu Nakata - Sócio Consultor Axius e Marina Mitiyo Yamamoto analisa em profundidade os impactos dessa mudança, com foco em dois pontos críticos:
Provisão para risco de crédito: novas formas de cálculo, segregação entre perda incorrida, esperada e estoque de transição, além dos impactos contábeis, prudenciais e tributários;
Taxa de juros efetiva: os dilemas entre a natureza contábil e jurídica das receitas e despesas financeiras.
Mais do que uma análise acadêmica, o artigo traz reflexões práticas sobre governança, riscos e dilemas que as instituições precisarão enfrentar nesse processo de adaptação.
Leitura recomendada para profissionais de finanças, contabilidade e governança corporativa que desejam se preparar para esse novo cenário.
📄 Confira o artigo completo em PDF
Governança da implantação da Resolução CMN nº 4.966: Um desafio para as instituições financeiras brasileiras



Comentários